domingo, 13 de novembro de 2011

Sexta-Feira em Fairmont! (Pt 1)

Ontem fui a overnight na escola Fairmont, em Kettering. Acordei cedinho e as 7:30 já estava no colégio! Logo quando cheguei fiquei muito surpresa... Fairmont é uma escola LINDA e ENORME!

Passei na recepção e enquanto aguardava informaçòes sobre a sala onde estavam todos os outros intercambistas pude observar as pessoas que andavam pelos corredores do colégio...
Entrada de Fairmont!

DEFINITIVAMENTE EU ESTAVA EM UM HIGH SCHOOL AMERICANO!

Os grupinhos eram fáceis de se reconhecer... Algumas meninas arrumadas, um grupo de rockeiros, algumas cheerleaders com seus uniformes, grupo de "animes" (cultura japonesa de quadrinhos), muitos casais de mãos dadas, alguns se beijando no meio do corredor, muito barulho, muita gente, muita correria! Fairmont é imensa! Em torno de 2.000 alunos

Não demorou muito e logo duas meninas vieram ao meu encontro para me levar a sala... Graças a Deus eu só fazia segui-las, porque com certeza eu me perderia naquele lugar sem nenhum mapa na mão...

Site e programa do colégio!
Fomos a sala de espanhol e logo encontrei vários outros intercambistas da AFS com seus respectivos "guias"... Conhecemos a professora de espanhol Amy Dunaway (foi ela que proporcionou esse encontro) e às oito horas eu já estava seguindo Emma (minha guia) em suas aulas. A primeira aula foi "advisory", com uma duração de mais ou menos 20 minutos... É apenas o momento do dia para dar anúncios como: horário de jogos, eventos do colégio e também para passarem o programa "Good Morning Fairmont" com nóticias do "The Flyer" (clique aqui para acessar o site).
Tudo isso feito pelos os alunos!

Depois fui para aula de física, governo americanoespanhol. Fui apresentada para a turma em cada uma dessas aulas... 

Conheci alguns amigos de Emma que sempre me perguntavam coisas do Brasil! Foram super simpáticos comigo... O professor de física comentou que tinha tido uma aluna brasileira... Na aula de espanhol tive que falar algumas coisas em português pois a professora queria mostrar aos alunos como as linguas eram parecidas e eles poderiam entender facilmente se eu falasse devagar. AAHHH...  Foi na aula de espanhol que fiquei sabendo que minha atual escola é a maior rival de Fairmont.
Jogo de Football entre Alter e Fairmont. Nós ganhamos!
Acontece o seguinte... Alter (minha escola) e Fairmont ficam na mesma cidade... Fairmont é a escola pública de Kettering, enquanto Alter é particular...  o que gera um certo conflito entre os alunos! Nos  esportes então nem se fala... Alter seeeempre ganha de Fairmont.

Na aula de espanhol quando me apresentei e disse "estudo em Alter" a professora comentou "ohh querida, mesmo assim nós ainda te amamos". LOL! Eles levam muuito a serio essa rivalidade. o.O

  Depois se seguir um pouco do dia-a-dia de Emma, troquei de guia e comecei a seguir as aulas de outra menina (que é amiga de Emma) chamada Natalie. Ela me levou a aula de "Marketing"... Os alunos fazem as anotações nos computadores da sala que (choquem-se) são todos da Apple. OH YEA.

No almoço todo mundo se encontrou na sala de espanhol para comer pizza! Foi super legal... Cada intercambista se apresentou e conhecemos mais  estudantes internacionais (são estrangeiros, mas moram aqui) que estudam em Fairmont. A maioria latinos: mexicanos, colombianos, até algumas meninas da Guatemala! 

Depois do almoço fui para aula de inglês (onde eles estavam fazendo um teste, entao fiquei lá fazendo nada =x) e minha ultima aula foi sociologia! A professora me fez várias perguntas sobre o Brasil... Super fofa ela. 

 O dia no colégio terminou e o que pude analisar foi o seguinte: 



  •  Eu estudo em um colégio beeem menor do que Fairmont e ainda por cima Alter é particular e católico... Os alunos tem comportamentos diferentes! Eu nunca vi um casal de namorados andando de mãos dadas no meu colégio... imagine se agarrando nos corredores... NUNCA VI ISSO. Em Fairmont em menos de 10 minutos pude ver uns quatro casais "demonstrando seu amor" em público! 
  • Colégios particulares exigem farda. Em Fairmont você se veste como quer... O que deixa os "grupinhos" bem mais fáceis de serem reconhecidos! Não cheguei a ver claramente as meninas malvadas ou os garotos populares, mas deu pra ver os rockeiros, as cheerleaders, estrangeiros...

  •  A variedade de aulas, esportes e clubes é bem maior em Fairmont, mas isso se dá mais pelo fato de ser um colégio maior... 
  •  Nas aulas observei que a dinâmica é diferente... Achei mais parecido com o Brasil... Os alunos conversam mais do que em Alter, fazem mais piadas...

  •  Eles não juram a bandeira toda a manhã! (ou pelo menos no dia que eu fui eles nao fizeram o juramento)

São duas escolas bem diferentes e cada uma com pontos positivos e negativos. Acho que Alter consegue ser um pouco melhor para intercambistas já que por ser menor todo mundo te conhece, quer ser seu amigo e interagir... enquanto em Fairmont a dimensão é outra... Poucos notarão que você é de outro país pois a diversidade do colégio é enooorme, mas mais uma vez me surpreendi com a simpatia dos americanos comigo... Eles não são nem um pouco frios. 

Um comentário:

  1. Olá Mila!
    Enquanto leio o seu blog aumenta a minha vontade de ser intercambista um dia tb!!!
    Parabéns pela viagem e aproveite por mim tb!
    Bjus querida!

    ResponderExcluir

Depois de ler esse post MARAVILHOSO você tem que comentar... sério... vou ficar piradinha se você não deixar seu elogio aqui. Já estou ficando... tá lendo ainda isso aqui porque? VAI, COMENTA LOGO!!!