segunda-feira, 2 de julho de 2012

Choque cultural da volta! o.O

e então o ano de intercambista acabou...



O momento dificil de se despedir dos amigos e sair da sua zona de conforto já passou faz um tempão e é chegada a hora de voltar! Parece fácil retornar a conhecida rotina dos amigos de infância, familia e estudos, mas ninguem imaginava que existe também o momento PÓS-INTERCÂMBIO. Aquele momento onde voce "pensa em inglês"(a lá Luciana Gimenez) e se assusta com as coisas antes "normais" do seu país.

(x) Estradas!
nos Estados Unidos era muito dificil, quase impossivel, ver uma estrada com buracos... Existia uma parte da minha rua que não era muito bem asfaltada e meus amigos morriam de reclamar, porém aqui no Brasil o impossivel mesmo é achar uma rua que não te faça pular do carro... talvez seja um novo sistema de massagens ou falta de vergonha na cara desses politicos que não ligam para nada mesmo 

(✔) Moda 
A moda nos Estados Unidos era CONFORTO, o que muitas vezes acabam com o estilo das pessoas... Eu via minhas amigas acordarem de manhã e irem tomar café em restaurantes com a roupa que elas dormiram. ERA TENSO. Ganhei fama de "arrumada em qualquer ocasião" entre a galera, pelo simples fato de colocar um jeans com uma blusa antes de sair... Aqui no Brasil as pessoas são realmente mais arrumadas (comparadas com os americanos) ou pelo menos tem mais bom senso de não usarem pijamas para fazerem! 

(x) Sinalização
Reparei muito que, pelo menos aqui em Salvador, não temos muita sinalização com os nomes das ruas ou os caminhos para chegar em algum lugar... Nos Estados Unidos era muito dificil se perder quando você sabia pelo menos o nome da rua. Tudo é bem sinalizado... Aqui no Brasil eu sinto que se você não é da área e quiser ir pro shopping, pode acabar parando na praia ao invés disso. 

(✔) Anoitecer
Lá em Ohio, no verão (ou seja, no nosso inverno), só começava a anoitecer as 21hrs... Me dava MUITO NERVOSO! A questão é que você tinha a impressão do dia durar mais e você ter mais tempo para fazer tudo, porém quando via o relogio sabia que era hora do jantar e não do almoço, entendeu o drama? Aqui no Brasil anoitece as 18hrs e é muito bom... porque você tem a impressão de que "AI MEU DEUS, NÃO VAI DAR TEMPO DE TERMINAR ESSE TRABALHO PORQUE JA TÁ TARDE", mas ai você olha seu relogio e vê que não :)

(x) Atendimento
Ohhh país pra demorar de atender o cliente, viu?! Nossa... Fui a um restaurante aqui no Brasil logo no segundo dia que cheguei e passamos mais de três horas lá. Tudo bem que conversamos bastante, comemos e tal, mas pra conta chegar demoooorou muito... Lá nos EUA a onda mesmo é ser rápido na hora de comer fora. Você vai, eles perguntam as bebidas que todos querem, eles trazem a bebida, voce diz o seu pedido, chega em uns 10 minutos e quando você termina o garçom já vem com a conta! É muuuuuito rápido!

(✔) Hora de voltar pra casa
Quando eu estava na Flórida com minha amiga ela pulou de alegria e veio me dizer a grande novidade A MÃE DELA TINHA DEIXADO A GENTE VOLTAR 2:00 A.M PARA CASA. Pois é... esse é o máximo que os jovens americanos conseguem chegar em casa depois de uma baladinha. Aqui no Brasil é diferente... a gente começa a se arrumar as 21hrs pra chegar em casa as 5a.m. Eu adooooro e senti muita falta de dormir com o sol nascendo!
 
com certeza passarei por muitas outras ocasiões de "choque cultural" e postarei aqui em breve! Continue antenado para mais posts :)

5 comentários:

  1. Ainda bem que vc voltouuuuuuuuuuu! eu tava com mta saudade, GOSTOU DAS FLORES??? beijoo Clá

    ResponderExcluir
  2. Vi todos os seus vídeos e to lendo seu blog, ADOREI! Você viveu uma experiência que tenho certeza ter sido muito gostosa e que eu gostaria muito de ter vivido.

    ResponderExcluir
  3. E quanto a sujeira? rs

    ResponderExcluir
  4. Nem tudo no nosso país é ruim por isso é importante procurar uma agência de intercâmbio para descobrir como são as coisas fora do nosso país

    ResponderExcluir
  5. Quando voltei do meu intercâmbio esses foram os fatores que mais notem diferença

    ResponderExcluir

Depois de ler esse post MARAVILHOSO você tem que comentar... sério... vou ficar piradinha se você não deixar seu elogio aqui. Já estou ficando... tá lendo ainda isso aqui porque? VAI, COMENTA LOGO!!!