terça-feira, 31 de julho de 2012

fiz intercâmbio e já voltei pra fazer faculdade o.O

já expliquei a voces como foi entrar na faculdade de engenharia de produção tão rapidamente após o meu intercâmbio... veja aqui. Foi uma situação bem átipica, mas se vocês forem viajar no terceiro ano foquem-se bastante e tentem fazer o mesmo que fiz, porque realmente VALEU A PENA.

pois é... tapa na cara da sociedade que diz que quem faz intercâmbio "perde um ano da vida". 

Pois bem, segunda-feira minhas aulas começaram e posso dizer que está sendo uma experiência e tanto. Não posso dizer que minha cabeça ainda está nos Estados Unidos e eu não estou me concentrando nas aulas, isso não é verdade... mas pela primeira vez eu me senti um pouco "estranha". Como as coisas por aqui são diferentes! hahaha' As aulas são em português (obvio, kkkk), os alunos apesar de ainda timidos conversam vez e outra com o coleguinha do lado (o que nunca acontecia nos EUA)... Posso dizer que foi um tanto de choque meu primeiro dia... e meus amigos não estavam na sala para eu pelo menos sentir-me como se fosse o ensino médio, aquele terceirão da vida... É uma montanha-russa de sentimentos MESMO dizer adeus ao seu colégio de ensino médio e após um ano retornar a uma faculdade. Pois é, a ficha caiu. Eu voltei. o.O mas o medo ainda não existiu e acho que não vai existir... essa só é mais uma das fases da minha vida e eu vou me jogar de cabeça para aproveitar o máximo!



para quem voltou e ainda pensa naquela terrinha azul e vermelha que deixamos para trás: respira fundo e vem curtir o verde e amarelo mais caloroso desse mundo

quer ser preso? baixe músicas nos EUA.

Queridos amiguinhos brasileiros que fazem download de tudo que encontram pela internet... Tenham muito cuidado quando chegarem aos Estados Unidos, pois o sistema é pesado! É um crime da zooooorra você baixar algo sem ter pago... Se rastrarem seu IP você pode pagar uma multa grande, dependendo do seu estado. Eu sei que aqui no Brasil supostamente isso é crime também, mas a gente sabe como nosso país é uma bagunça e ninguem realmente liga para o que você baixa online.

"E como é que eles ouvem música lá?" ...você curioso leitor me pergunta (esperando que eu te ensine métodos de burlar o sistema!)

...mas na verdade eles pagam mesmo pela música que ouvem (o que é certo, né). Todo mundo (ou pelo menos a maioria) vai no Itunes e compra a música que deseja por alguns dólares sem problema nenhum, mas se você adora uma coisinha de graça (só na pobreza, hein inho?) conheça seu melhor amigo: PANDORA RADIO.

Esse site é uma rádio online onde você escolhe seu artista preferido, genero de música ou até aquela canção que não sai da cabeça e ela cria uma playlist NA HORA com músicas daquele mesmo estilo... É MUITO LEGAL. Tem também o aplicativo para Ipod/Iphone e todos os americanos que eu conheci eram fãs de carteirinha da Pandora.

...quando eu cheguei aqui no Brasil todo feliz e linda querendo mostrar as pessoas essa novidade maravilhosa bati com a testa na parede... a Pandora não é disponivel no Brasil. #choremos. E ai depois vem perguntar porque a gente fica baixando coisa da internet, poxa... TÁ VENDO AI.

Conselho para intercambistas #1 - SORRIA

muita gente me fala como o meu intercâmbio superou todas as expectativas "normais" de uma experiência fora do país. Todos dizem o quão sortuda eu fui de ter uma familia perfeita, amigos companheiros e um colégio que me dava total suporte. Nada disso é uma mentira... me considero mesmo uma pessoa de muita sorte, porém não achem que tudo foram rosas e eu passei 10 meses tranquilos na terrinha do tio sam.

Existirão momentos que você pensará O QUE EU ESTOU FAZENDO AQUI? Existiram pessoas que vão tentar te colocar pra baixo ou falar de sua cultura para menosprezá-lo... Eu nunca passei um "perrengue" muito grande, mas também houveram momentos tristes para mim. Nunca postei aqui no blog quando estava deprê e sei que muitos irão dizer que eu omiti esses sentimentos daqui, mas pra quem me conhece sabe o quanto em qualquer situação como essas eu nunca paro de sorrir e esse é o meu conselho para os futuros jovens viajantes.

Vocês devem estar se perguntando porque eu preferi contar os momentos legais da minha vidinha lá fora e eu vou explicar porquê. Quando eu fiz intercâmbio participei de muuuuitos grupinhos de facebook com outros intercambistas... muitas pessoas estavam vivendo verdadeiros infernos, mas ao invés de tentarem superar obstáculos preferiam chorar nas teclas de um computador. Do que vai adiantar, meus amores? Levante-se, erga-se, pense em como o seu sonho está se realizando e você está deixando as oportunidades irem embora. APROVEITEM SEU ANO DE INTERCÂMBIO COMO NUNCA. Acima de tudo... sejam responsáveis, RESPONSÁVEIS pelo seu ano. Quem faz o intercâmbio é o intercambista, ponham isso na cabeça e meus queridos... NUNCA PAREM DE SORRIR.

domingo, 29 de julho de 2012

uma dinamarquesa na rave

Ontem aconteceu aqui em Salvador a famosa festa "Playground" (uma rave com vários brinquedos de parque de diversões), foi realmente incrivel e lá conheci uma intercambista da Dinamarca que veio passar um tempinho aqui pra conhecer a nossa cidade. Palavras dela do facebook:
"Preciso voltar logo para essa cidade tao cheia de amor e sorrisos!:)"
Acho que as pessoas tem mania de criticar o Brasil, mas desde que voltei tenho sentido a mesma coisa que a garota da Dinamarca escreveu no facebook. Os sorrisos e o amor que encontramos no Brasil é algo tão único... principalmente aqui em Salvador. Temos muitos problemas também, mas acho que deveriamos olhar o lado positivo do nosso país. 

Um sorriso brasileiro é inesquecível.

e pra quem está curioso para saber como foi a rave... FOI PERFEEEEEEITA!!!!! *.*

A gringa adooorou a festinha e se ela não sabia algumas palavras em português, pod ter certeza que de lingua portuguesa ela está sabendo muito bem depois dessa festa. hahahaha'
postarei fotos em breve ;)

Por onde anda o japa?

Minha amiga, Clara, que é a "irmã hospedeira" do famoso japinha Keisuke (antigo órfão do blog) acabou de me mandar uma foto para atualizar vocês do paradeiro do nosso intercambista oriental favorito. Ela está dando umas aulinhas de português pro garoto! hahahaha' 


logo, logo terei que ensinar as maravilhas do funk brasileiro para ele. O que vocês acham?? hahaha.

terça-feira, 24 de julho de 2012

sertanejo/arrocha dominaram o Brasil?

eu sou eclética.
beleza.
mas tá demais, né gente? 

...kkkkkkk

Desde que cheguei estou vendo meus amigos aqui de Salvador dançando cada musiquinha brega... e como eu sou muito mente fraca pra música mesmo me rendi a essa nova "modinha" e resolvi compartilhar minha nova favorita:



"se eu te pego, han!" 

...podem me xingar nos comentários!

eu vou ser engenheira...

muitos me perguntam o que aconteceu com os meus estudos depois que eu voltei dos EUA. Irei então ATUALIZAR-LOS! 

Como vocês já sabem eu fiz intercâmbio no meio do terceiro ano de ensino médio... Muitas pessoas me disseram o quanto eu estaria perdendo em sair em plena época de vestibular, mas acontece que meus pais sempre presaram muito pela minha educação, então enquanto todo mundo achava que eu estava "curtindo", eu realmente estava estudando para passar em todas as matérias até o dia que eu realmente viajasse. 

Logo quando cheguei de intercâmbio comecei a procurar sobre as datas dos vestibulares... e pasmem: cheguei dia 27 de Junho e fui fazer minha prova dia 08 de Julho! Prestei vestibular para engenharia de produção na Unifacs naquele dia... Coração na mão, nervosismo total... mas eis que sai o resultado:

Coração foi a mil quando abri a internet e vi que tinha passado. Gritei que nem uma louca aqui em casa e lá vem mamãe pro meu quarto achando que eu estava morrendo... o tanto de tapa que levei por ter gritado não foi graça não, mas VALEU A PENA. hahahahaha'

quando fui me matricular na faculdade foi que recebi a triste notícia: EU AINDA NÃO TINHA VALIDADO MEU ANO NO BRASIL... TENSO! o.O

mas no final deu tudo certo... Eu trouxe minhas notas do ano todo americano que fiz lá e as matérias que eu consegui validar aqui foram: física, matemática, inglês e história! Tive que levar meu historico para um tradutor juramentado e depois apresentar a minha escola que fez a validação... Porém esses dias passei por 5 provas: Biologia, Quimica, Geografia, Português e Redação! Foi meio chatinho... mas tudo para começar logo minha faculdade.

Fiz minha mátricula na Unifacs e agora posso OFICIALMENTE dizer que hoje sou a mais nova universitária do momento!!! Minhas aulas começam SEGUNDA-FEIRA. Torçam por mim.  

Meu novo vício.


Depois de uma amigona minha encher muito minha paciência, eu finalmente me rendi a sensação do momento:

TUMBLR.

...lá irei postar fotos, sentimentos, músicas, textos, citações e tudo que realmente me interessa fora desse mundinho de intercambista que vocês já conheceram bastante.

Então me segue lá agooooooora!

http://thosesillyfeelings.tumblr.com/

terça-feira, 10 de julho de 2012

(atualizado) O que aconteceu com os intercambistas órfãos?

Lembram daquele post onde eu comentei o drama de três intercambistas que estavam sem familia e precisavam alguém para hospedá-los aqui por Salvador/Lauro de Freitas? então... muita gente me perguntou sobre eles e eu fui em busca de algumas respostas

ABRE O OLHO, JAPA!
Keisuke com talvez sua futura mãe-hospedeira
O japinha Keisuke foi ontem conhecer uma familia muuuuito fofa que está pensando em hospeda-lo... Essa família é, na verdade, de uma das minhas melhores amigas de infância e eu estou torcendo muito que dê tudo certo. Ontem eu fui ao lado do Keisuke apresenta-lo para a familia que achou ele uma gracinha. O Keisuke é daqueles orientais que não falam muito, mas quando você faz uma pergunta ele fica louco tentanto entender e responder em clareza em português. Já falei com minha amiga que se ele realmente morar lá vamos viver saindo juntos e assim poderei postar aqui no blog as aventuras de um japonês no Brasil... kkkkkk' imagine que loucura!

A FAMILIA JA RESPONDEU E AMANHA O KEISUKE ESTÁ INDO FICAR COM ELES!!!!! YEAAAAAAAAH!!!! VOCES VAO VER MUITAS COISAS AINDA SOBRE ELE AQUI NO BLOG!!!!

A menina da Nova Zelândia conseguiu familia!!! Yeaaaah!!!

A da Alemanha tem uma familia que pensou em hospeda-la, mas ainda nada é certo e ela corre risco de não vir pra cá... então se você ainda pensa que pode ser uma familia hospedeira para ela pegue o telefone e ligue

(71) 9967-9151 fale com Rose Marques

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Uma boate no meu headphone!

Quando eu estava lá nos Estados Unidos não rolava mesmo de ouvir uma música eletrônica, house, ou qualquer outra coisa do gênero... Os americanos gostam muito de Rap/Hip-Hop, mas foi só chegar aqui no meu Brasil que eu comecei a curtir novamente a ouvir e dançar muuuuito essas músicas de boate! 



...como eu voltei por agora e ainda estou com o gostinho americano em mim resolvi procurar uns sucessos de lá na forma de CLUB MUSIC! Então se joga nessa listinha maaaaaara que eu fiz do que estou ouvindo agora.


começando com a louquinha da Nicki Minaj que faz O MAIOR SUCESSO nos EUA... "Stupid Hoe" é uma das músicas que eu mais gosto dela e com essa pegada INSAAAAAANA de eletrônica ficou muito boa pra dançar muito na noite!! 

quarta-feira, 4 de julho de 2012

4 de Julho, dia de soltar fogos!



Eu posso estar no Brasil, mas meu coração hoje é azul e vermelho... Nessa quarta-feira, dia 4 de Julho, meu sorriso se abre com a maior celebração americana que uma pessoa poderia viver. Hoje se celebra o DIA DA INDEPENDÊNCIA!

Quando eu disse aos meus amigos que iria embora do país antes dessa festa eles quase me mataram... "você vai perder o melhor dia do ano" eu dei risada, neh?! Já imaginou se algum jovem brasileiro dissesse que o melhor dia do ano é o 7 de Setembro? Oh meu deus... 

O americano nasce patriota e eu sei que muitas pessoas reclamam do amor demasiado que eles tem pela América, porém depois de passar um ano da minha vida lá eu acho realmente bonito tal amor. 


Hoje por várias cidades americanas vai rolar uma parada com carros alegóricos relembrando as pessoas que fizeram dos EUA um país independente. Os fogos também são a maior atração do dia! Queria hoje estar lá curtindo com meu rosto pintado de estrelas da bandeira americana! :)

quem vai querer ver...

Quando eu estava competindo para ser o melhor blog de intercâmbio do mundo minha familia fez uma campanha DA ZORRA para eu vencer... e hoje eu estava vendo que com o blog e a força  das pessoas que me leem todos os dias, eu poderia ajudar uma pessoa que eu amo de paixão. Minha priminha CARIOCA, Bianca!

Ela está competindo com seu namorado (eles dois sao uns amores juntos) para ganhar a melhor foto de amizade no Rio de Janeiro. É muuuuito simples... Basta ir na foto dela no facebook e clicar em curtir =D



Clique ai na foto e da uma forcinha pra Bia!
válido até o dia 19 de Julho 

e meu compromisso com voces: se essa foto chegar aos 200 likes até sexta-feira, sábado eu coloco um novo video no youtube com meus amigos americanos cantando SOU FODA, dançando PAGODE E FUNK e falando a primeira impressao que eles tem do Brasil: todo mundo andando nu e vivendo em aldeias. TENSO, voces nao podem perder essa!

ATUALIZADO: vocês me ajudam e eu postei o video, veja aqui!!!
 

terça-feira, 3 de julho de 2012

Plaquinha criativa de boas vindas!

Eu tinha comentando anteriormente que quando chegasse no Brasil gostaria de uma plaquinha criativa dos meus amigos quando fossem me pegar no aeroporto... eis que eles realmente fizeram muitas coisas legais, a exemplo de "Só vim aqui tomar um milkshake do Bob's" (pra quem não é de Salvador, eu explico, toda vez que o pessoal vai pegar alguem no aeroporto temos que parar no Bob's para comprar um milkshake, é cultura, é tradição!)...

Ontem meu querido amigo Vitor chegou de intercâmbio também! Lembram dele? Aquele menino que minhas amigas americanas disseram que era gostoso...





Ele estava na Dinamarca e eu fiquei a tarde toda com uma amiga minha fazendo uma plaquinha bem criativa para ele... a idéia foi minha, a mão-de-obra foi da minha amiga mesmo. kkkkkk' 


Fomos de carona com nossa recém-motorizada amiga até o aeroporto... rezando o caminho todo já que os reflexos dela ainda não estão muito apurados. Chegamos lá, a cada homem que saia pela porta do desembarque a gente achava que era Vitor e começava a gritar... Só dava o pessoal morrendo de rir da gente. Quando finalmente Vitor saiu da porta fomos correndo em sua direção, eu pulei nele, tiramos fotos, o cartaz amassou todo, mas finalmente mostramos e ele se mijou de rir! :)


segunda-feira, 2 de julho de 2012

Intercambistas vindo para Salvador!

Para quem me acompanha desde o inicio sabe que eu penei muuuuito para conseguir uma familia hospedeira nos EUA, por tal motivo eu me identifico muito com os intercambistas orfãos desse planeta! A cordenadora da AFS do meu comitê me contou sobre três intercambistas que estão vindo ao Brasil (um já está aqui, na verdade) e estão sem familia :( TODO MUNDO CHORA!



foi então que pensei comigo: POR QUE NÃO AJUDA-LOS?

Estamos com duas meninas orfãs... Uma da Alemanha e a outra da Nova Zelândia! Não posso mostrar as fotos por motivos de confidencialidade com a AFS, mas o japonês Keisuke já está no Brasil, porém sua familia vai viajar  e não poderá mais hospeda-lo :( 

Ele já estuda no Colégio Apoio de Vilas do Atlântico (em Lauro de Freitas) e é um amorzinho de pessoa... Joga futebol e tem paixão roxa pelo Brasil... o seu sonho maior era vir pra cá aprender o português para virar tradutor oficial para jogadores de futebol. o.O Esse menino é realmente aplicado, né verdade?!

então se você mora pela área, ou tem conhecidos que almejam hospedar um intercambista que tal dar uma ligadinha para (71) 9967-9151 e saber mais sobre ele? O coitado pode voltar pro Japão se não arranjarmos alguém para hospeda-lo!


As meninas ainda não estão aqui, mas vão chegar no final de Julho e ainda estão precisando de uma familia bacana para hospeda-las... elas já tinham familia, porém recentemente eles desistiram de hospedar. A alemã é uma lindinha que fala Francês, Inglês e até LATIM! o.O Ela mora em Berlim, tem 16 aninhos, faz dança, toca violão, é filha única, mas iria adorar ter irmãos, tem uma cadelinha muito fofa que ela trata como sua irmã! 

se interessou? ligue: (71) 9967-9151 fale com Rose Marques

A neozelandesa que também está sem family adoooooora cozinhar, já até participou de concursos de culinária e tem paixão por moda! Ela até já fez roupas sustentáveis com material reciclável. PENSAMENTO VERDE MODE ON! :D Ela ama praia, shopping e curtir com os amigos... No futuro ela até sonha em ter seu próprio restaurante.

se interessou? ligue: (71) 9967-9151 fale com Rose Marques

só pode ser em salvador mesmo, pessoal :(


Choque cultural da volta! o.O

e então o ano de intercambista acabou...



O momento dificil de se despedir dos amigos e sair da sua zona de conforto já passou faz um tempão e é chegada a hora de voltar! Parece fácil retornar a conhecida rotina dos amigos de infância, familia e estudos, mas ninguem imaginava que existe também o momento PÓS-INTERCÂMBIO. Aquele momento onde voce "pensa em inglês"(a lá Luciana Gimenez) e se assusta com as coisas antes "normais" do seu país.

(x) Estradas!
nos Estados Unidos era muito dificil, quase impossivel, ver uma estrada com buracos... Existia uma parte da minha rua que não era muito bem asfaltada e meus amigos morriam de reclamar, porém aqui no Brasil o impossivel mesmo é achar uma rua que não te faça pular do carro... talvez seja um novo sistema de massagens ou falta de vergonha na cara desses politicos que não ligam para nada mesmo 

(✔) Moda 
A moda nos Estados Unidos era CONFORTO, o que muitas vezes acabam com o estilo das pessoas... Eu via minhas amigas acordarem de manhã e irem tomar café em restaurantes com a roupa que elas dormiram. ERA TENSO. Ganhei fama de "arrumada em qualquer ocasião" entre a galera, pelo simples fato de colocar um jeans com uma blusa antes de sair... Aqui no Brasil as pessoas são realmente mais arrumadas (comparadas com os americanos) ou pelo menos tem mais bom senso de não usarem pijamas para fazerem! 

(x) Sinalização
Reparei muito que, pelo menos aqui em Salvador, não temos muita sinalização com os nomes das ruas ou os caminhos para chegar em algum lugar... Nos Estados Unidos era muito dificil se perder quando você sabia pelo menos o nome da rua. Tudo é bem sinalizado... Aqui no Brasil eu sinto que se você não é da área e quiser ir pro shopping, pode acabar parando na praia ao invés disso. 

(✔) Anoitecer
Lá em Ohio, no verão (ou seja, no nosso inverno), só começava a anoitecer as 21hrs... Me dava MUITO NERVOSO! A questão é que você tinha a impressão do dia durar mais e você ter mais tempo para fazer tudo, porém quando via o relogio sabia que era hora do jantar e não do almoço, entendeu o drama? Aqui no Brasil anoitece as 18hrs e é muito bom... porque você tem a impressão de que "AI MEU DEUS, NÃO VAI DAR TEMPO DE TERMINAR ESSE TRABALHO PORQUE JA TÁ TARDE", mas ai você olha seu relogio e vê que não :)

(x) Atendimento
Ohhh país pra demorar de atender o cliente, viu?! Nossa... Fui a um restaurante aqui no Brasil logo no segundo dia que cheguei e passamos mais de três horas lá. Tudo bem que conversamos bastante, comemos e tal, mas pra conta chegar demoooorou muito... Lá nos EUA a onda mesmo é ser rápido na hora de comer fora. Você vai, eles perguntam as bebidas que todos querem, eles trazem a bebida, voce diz o seu pedido, chega em uns 10 minutos e quando você termina o garçom já vem com a conta! É muuuuuito rápido!

(✔) Hora de voltar pra casa
Quando eu estava na Flórida com minha amiga ela pulou de alegria e veio me dizer a grande novidade A MÃE DELA TINHA DEIXADO A GENTE VOLTAR 2:00 A.M PARA CASA. Pois é... esse é o máximo que os jovens americanos conseguem chegar em casa depois de uma baladinha. Aqui no Brasil é diferente... a gente começa a se arrumar as 21hrs pra chegar em casa as 5a.m. Eu adooooro e senti muita falta de dormir com o sol nascendo!
 
com certeza passarei por muitas outras ocasiões de "choque cultural" e postarei aqui em breve! Continue antenado para mais posts :)